Os Ministros de Louvor

E Davi, juntamente com os capitães do exército, separou para o ministério os filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum, para profetizarem com harpas, com címbalos, e com saltérios; e este foi o número dos homens aptos para a obra do seu ministério:  Dos filhos de Asafe: Zacur, José, Netanias, e Asarela, filhos de Asafe; a cargo de Asafe, que profetizava debaixo das ordens do rei Davi. Quanto a Jedutum, os filhos: Gedalias, Zeri, Jesaías, Hasabias, e Matitias, seis, a cargo de seu pai, Jedutum, o qual profetizava com a harpa, louvando e dando graças ao SENHOR. Quanto a Hemã, os filhos: Buquias, Matanias, Uziel, Sebuel, Jerimote, Hananias, Hanani, Eliata, Gidalti, Romanti-Ezer, Josbecasa, Maloti, Hotir, e Maaziote. Todos estes foram filhos de Hemã, o profeta do rei nas palavras de Deus, para exaltar o seu poder; porque Deus dera a Hemã catorze filhos e três filhas. Todos estes estavam sob a direção de seu pai, para a música da casa do SENHOR, com saltérios, címbalos e harpas, para o ministério da casa de Deus; e Asafe, Jedutum, e Hemã, estavam sob as ordens do rei. E era o número deles, juntamente com seus irmãos instruídos no canto ao SENHOR, todos eles mestres, duzentos e oitenta e oito. ICr 25-1,7.

Esse é o texto básico do Ministério de Louvor nas igrejas..

Primeiramente vemos que os capitães do exército acompanham o Rei Davi, para ajudá-lo a organizar os turnos dos músicos. Percebemos com que seriedade era encarado esse Ministério, já que a cúpula do Reino de Israel estava presente. Como Davi era músico e guerreiro, ele sabia a responsabilidade que recaíria sobre os levitas que estariam 24 horas adorando na presença do Senhor.

Os levitas irão profetizar com os intrumentos. Isso é muito interessante, pois o termo profetizar aqui não se aplica a uma revelação divina direcionada a uma terceira pessoa… e sim um clamor que vem de dentro do coração do levita direcionada ao Pai, que juntamente com o seu instrumento adora, engrandece, glorifica e proclama as grandezas do Deus todo poderoso.

Asafe, Jedutum e Hemã estavam sob as ordens do Rei mostrando aqui a confiança que Davi tnha sobre eles, que Davi conhecia o carater de cada um e o zelo que teriam na realização das tarefas na casa do Senhor.

Ao todo, temos 288 músicos, todos mestres instruídos no canto ao Senhor.  No capitulo 23 verso 5  lemos que são ao todo 4 mil levitas separados para o serviço do Ministério de Louvor, mas apenas esses 288 foram separados para ministrarem diante da Arca, no templo que seria construido posteriormente por Salomão. Não só por que eram mestres, mas sim por estarem debaixo da autoridade do Rei, por serem homens responsáveis, com caráter e acima de tudo, por serem servos e homens tementes a Deus. Quando o templo foi dedicado, a glória de Deus encheu  a casa do Senhor, a presença Dele foi manifesta e é isso que todo levita tem que almejar: a manifestação do poder de Deus para a salvação das almas, para a realização dos milagres e a libertação dos cativos.

Podemos concluir que os líderes e ministros de Louvor hoje:

-     tem que ter no coração que o ministério de música foi criado para louvor da glória do nosso Deus, para engrandecer, exaltar e glorificar exclusivamente o Seu nome

-   tem que estar em conformidade,  submissos à autoridade pastoral de sua congregação.

-    ter uma vida íntima com Deus, ser cheio do Espírto Santo, ser uma pessoa de carater, sem máculas, responsável, compromissadae  e zelosa.

-  procurar ter um conhecimento musical para exercer com excelêcia o seu Ministéiro e preparar novos ministros para o serviço na casa do Senhor.

Um comentário:

  1. Nós vimos no texto como era importante a consagração, o que hoje, infelizmente, falta nos ministérios de louvor das igrejas. Há ministros que sobem no altar de qualquer forma e não ligam para o peso que isso tem, não só no mundo espiritual, pq tbm pode afetar diretamente a igreja, devida as consequências que pode gerar o pecado. É triste, mas é a realidade. Ninguém é santo, mas é nosso dever lutar contra o pecado e buscar a santidade. E não há nada melhor do que estar na presença do PAI. Somos chamados para ser VERDADEIROS ADORADORES, mas...
    Um abraço a todos!!!!

    ResponderExcluir